quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Compartilhando uma impressora do Ubuntu para o Windows XP

Esse é um assunto que já me casou muita dor de cabeça. Encontrei a solução em Wikis do Ubuntu, e estou aqui traduzindo-a para a comunidade:

Com esses procedimentos, você poderá compertilhar sua impressora do Ubuntu, de forma que computadores rodando Windows XP e Windows 2000 poderão imprimir utilizando ela.

7.10 Gutsy Gibbon

No computador com Ubuntu:

1) Certifique-se que sua impressora está corretamente instalada.

2) Abra a janela de impressão (Sistema -> Administração -> Impressão).

3) Clique em "Configuração do Servidor", na lista de impressoras.

4) À direita, em Configurações Básicas do Servidor, ative a caixa "Compartilhar impressoras publicadas conectadas a este sistema".

5) Na lista de impressoras, escolha a impressora que você deseja compartilhar.

6) Clique na aba "Políticas" e certifique-se que todas as três caixas (Habilitada, Aceitando trabalhos e Compartilhada) estão ativadas.

7) Clique em "Aplicar", no canto inferior direito da janela.

Na máquina rodando Windows:


1) Adicione a impressora no Windows, usando o assistente para nova impressora. Escolha a opção de conectar-se a uma impressora de rede, e então opte por comectar a uma impressora na Internet ou em uma pequena rede. Como URL (Endereço) da impressora, digite o seguinte:
http://:631/printers/

Substitua "" pelo nome da máquina com Ubuntu, e "" pelo nome da imprassora, conforme exibido na janela no Ubuntu (Incluindo as letras maiúsculas!).

Você também pode substituir "" pelo endereço IP da máquina da impressora

2) O Windows então pedirá que você selecione um driver para a impressora. Se você tem drivers para Windows, você deve usá-los. Clique no botão "Com disco..." e selecione o arquivo ".inf" que descreve seus drivers. Caso você não encontre nenhum arquivo .inf, tente instalar os drivers da forma indicada pelo fabricante, e somente depois instalar a impressora.

Se você não tem drivers para a impressora ou não consegue carregar o arquivo .inf, escolha o driver "MS Publisher Color Printer", do fabricante "Genérico". Esse driver deve ser encontrado em todas as instalações de Windows 2000 e XP, e fornece todas as funcionalidades de impressão que alguém poderia vir a precisar. Esse é o driver que eu uso com minha EPSON Stylus C67, e eu nunca tive nenhum tipo de problemas com ele.


Versões antigas
(Esse documento foi testado com o Ubuntu 5.10, 6.06, 6.10 e 7.04)

No computador com Ubuntu:

1) Instale a impressora no Ubuntu, utilisando o Assistente de Impressão (Sistema -> Administração -> Impressão; clique-duplo em "Adicionar nova impressora").

2) Pressione Alt+F2.

3) Modifique o arquivo /etc/cups/cupsd.conf com seu editor de textos, por exemplo
gksudo gedit /etc/cups/cupsd.conf

Usuários do Kubuntu devem usar

kdesu kate /etc/cups/cupsd.conf

4) Ache no arquivo as configurações de "Listen". Elas devem estar como se segue:

Listen localhost:631
Listen /var/run/cups/cups.sock

Abaixo dessas linhas, adicione uma outra configuração "Listen" correspondente ao endereço IP do computador que tem a impressora.

Por exemplo, se o IP do computador é 192.168.1.2, a linha seria

Listen 192.168.1.2:631

5) Salve o arquivo e reinicie o sistema de impressão com o comando

sudo /etc/init.d/cupsys restart

No computador com Windows:

― Adicione a impressora no Windows como descrito anteriormente.

NOTA: Se você não consegue fazer funcionar usando um nome de máquina, você pode tentar alterar o arquivo C:\WINDOWS\System32\drivers\etc\hosts . Isso só deve ser necessário para versões do Ubuntu anteriores à 7.04 (Feisty). Adicione a linha
192.168.0.100   printer-server

Substitua 192.168.0.100 pelo IP do computador com a impressora, e então você poderá utilizar a seguinte linha para instalar a impressora:

http://printer-server:631/printers/Deskjet-940C



Bom, espero que esse post seja de ajuda. A maior parte do post é do Wiki do Ubuntu, mas eu adicionei uns comentários meus, baseados em minhas experiências.